Quantas vezes já leram as siglas CPM, CPC, CPL e CPA e ficaram a pensar no que significarão?

CPM, CPC, CPL e CPA são siglas usadas para descrever métodos de marketing on-line.

Todos os métodos estão relacionados, pois são eles que definem os custos da exibição dos anúncios nos websites.

No entanto eles diferem no modo como o custo dos anúncios é calculado.

Ficam as definições de cada um dos métodos de pagamento de anúncios em sites.

CPM significa Custo Por Mil impressões

Esse tipo de campanha publicitária é puramente baseado em números. O custo do anúncio determinado para 1.000 impressões de páginas (cada vez que o anúncio é exibido).

Um anunciante com anúncios de CPM garante um número de impressões de página para o anúncio. O custo do anúncio será definido com base no número de impressões alcançado. Por exemplo, se um site de anúncios tem uma taxa de CPM de R$10,00 e garante 100 mil impressões de página para o anúncio, o custo para o anunciante será de R$1.000,00 (R$10,00 x 100). Os editores dos sites com campanhas CPM, recebem uma parcela da receita gerada pelo site de venda de anúncios de CPM, geralmente em torno de 45%, ou R$450,00 para 100 mil impressões de páginas do nosso exemplo anterior.

CPC significa Custo Por Clique

Neste caso, o editor é pago cada vez que um visitante clica no anúncio que está a ser exibido, enviando assim o visitante para o site do anunciante.

As campanhas pagas por CPC não importa que haja (ou não) ações no site do anunciante, o que importa para este modelo de custo é que o anúncio foi clicado.

As empresas que vendem este tipo de anúncio monitorizam o número de cliques que o anúncio gera, impedindo que o editor de inflacionar artificialmente o número de cliques para tentar gerar receitas. Este procedimento, quando detectado leva à exclusão do editor. A taxa de pagamento de anúncios de CPC varia, dependendo do que o anunciante pagou para ter o anúncio exibido.

CPL, ou Custo Por Lead

É frequentemente utilizado por empresas que querem que os visitantes se inscrevam em algo, é chamado de Lead.

Os anúncios podem ser banners, hiperlinks que levam ao site do anunciante, ou ambos. Quando um utilizador insere seu endereço de e-mail para se inscrever para a oferta, o editor recebe uma verba previamente estabelecida.

Os níveis de remuneração para os anúncios CPL também variam, mas geralmente são muito mais elevados do que os anúncios de CPC. A taxa é determinado pela empresa e que o anunciante está disposto a pagar.

CPA, Custo Por Aquisição / ação

É semelhante à CPL, em que o anunciante paga quando um visitante tem uma ação específica na chegada ao site do anunciante.

Novamente, esses anúncios podem ser banners ou hiperlinks que levam diretamente ao site.

O anunciante decide as ações que está disposto a pagar. Pode incluir o download de um jogo ou programa, a compra de um ebook, inscrever-se num curso, ou outra coisa. O pagamento é determinado pelo que está envolvido na ação a pagar, e quanto esforço é necessário para o anunciante para fazer lucro, com taxas que variam de cêntimos a dezenas de Euros.

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